Contagem Regressiva...

terça-feira, 24 de maio de 2011

HOJE FAÇO 1 MÊS DE ANIVERSÁRIO...

como cidadã Madrileña! Palmas!!!

Hoje foi um dia comum, exceto pela quantidade de coisas que estudei, a quantidade de coisas que ainda tenho que estudar e a quantidade de informações e tudo mais que as professoras tentaram enfiar na nossa cabeça. Só pra dar uma idéia, estudei 2 horas pela manhã e não vi nem metade do que preciso. O que me consola um pouquinho é que hoje fizemos um simulado e acho que fui bem na maioria. Corrigimos juntas e deu pro gasto, nada muito espetacular.

Mas o assunto especial de hoje é outro: 1 mês, 1/3 da viagem, 30 dias. Milhares de coisas novas, pessoas novas, lugares novos, sensações novas, medos novos, (in)seguranças novas: a pura novidade. Se tivesse que dar um nome a esta parte da viagem, seria este: NOVIDADE. E o saldo? Ao contrário do bancário (que vem em decadente comportamento), totalmente positivo. Nada me desagrada aqui. Por mais que às vezes a saudade bata e a vontade de voltar invada toda minha mente [e meu coração], isso passa rápido. A sensação de estar vivendo a experiência certa na hora certa é a melhor possível. Sei que faltam 60 dias pra voltar. Muitos? Talvez. Mas já estou começando a ter uma sensação de saudade prévia dessa terrinha espanhola que já posso dizer que amo. Já não tenho mais a perspectiva de tantos finais de semana, já tenho que ajustar meus planos aos que me restam. Ainda não fui em metade do que quero ir em Madrid e isso me assusta. Já estudei um livro inteiro na escola e já sinto como se fizesse isso há muitos meses. Mas é só um mês. Ou já é um mês? A pergunta que nunca conseguirei responder.

Enumerei, mentalmente, algumas coisas interessantes para saber sobre Madrid. Fica aqui uma lista pequena e genérica. A primeira de muitas que ainda virão, com certeza. Em minha cabeça (e nas minhas fotos e nos meus relatos), há muito mais que dez itens. Mas, hoje, é o que vou colocar. Dez verdades minhas, como Madrileña.

1) Em Madrid não se almoça na hora que quer. Os restaurantes funcionam, em sua grande maioria, de 13:30 às 16:00, e isso é um problema para pessoas que, como eu, estão ocupadas nesse período de tempo. O jeito é ser criativo: comer em lugares que servem lanches, comidinhas, ou, quando a vontade de almoçar apertar, matar o início da aula.

2) As latas, sejam elas de chá, refrigerante, suco ou cerveja, tem 330 mL. Em algumas vem escrito, inclusive, 33cL. Mas isso não é o pior. Em quase todos os restaurantes, a bebida que acompanha o “menú del dia” é uma garrafinha de 200 mL de refrigerante. E nem pense em comprar uma extra, pode custar até 3 euros (quase 8 reais!!!). E, por incrível que pareça, nas máquinas de bebidas, uma lata do mesmo refrigerante (quase sempre Coca-Cola), custa 1 euro. Nunca entenderei essa discrepância.

3) O clima é realmente maluco. Em uma semana podemos experimentar um frio de 8, 10 graus e um calor de 35. Em um dia apenas, já convivi com a diferença entre 14 e 34 graus. O jeito é carregar blusa de frio por onde for. Além, é claro, de sombrinha. De um lindo céu ensolarado, podem surgir nuvens tenebrosas em um piscar de olhos.

4) Europeus são fedidos e não tomam banho mesmo. Além de usarem a mesma roupa a semana toda. No metrô, então, não experimente ficar muito próximo de ninguém que levante o braço pra se segurar ou abra a boca pra falar. É um nojo sem fim. E, em caso de metrô lotado, utilize bombas de oxigênio ou faça como fazia quando criança para passar por túneis: prenda a respiração mesmo. Além disso, as mulheres tem as unhas nojentas, por fazerem uma vez por mês e deixar como está. As unhas do pé então são intragáveis, não consigo nem olhar. São grandes, sujas e com esmalte pela metade. As dos homens também, parecem que não têm mãe que os mande cortá-las. Sem mais.

5) Ainda sobre metrô: o daqui é fantástico. Super rápido, seguro e confortável, além de haver baldeação em quase todas as estações e ser muito bem sinalizado. Além disso, há estações em todas as esquinas. Ainda não andei de ônibus, mas, vejo nas ruas e é como os frescões brasileiros. Ar-condicionado. E não fazem barulho pois são elétricos! Sensacional!

6) Aqui em Madrid não há fiação elétrica visível, é tudo subterrâneo. E eu nunca iria perceber sozinha, então já admito meu demérito.

7) Nunca pensei que sentiria tanta falta de Guaraná Antártica. O único que tomei, no bar brasileiro, valeu cada facada nos olhos por custar 3 euros. Não agüento mais beber só Coca-Cola, a única opção de refrigerante. Também há Fanta Laranja, mas tem uma amarelo-água de azeitona que eu não consigo me familiarizar. Há outros diferentes, mas prefiro nem experimentar. Bebo a Coca mesmo, morrendo de saudades do meu Guaraná.

8) Saudade é um sentimento altamente administrável quando se sabe o prazo de duração. Sabendo que vou voltar a ver as pessoas que amo só daqui a dois meses, não me permito ficar sofrendo por não vê-las todos os dias. Apesar disso, sinto muita ansiedade pelo dia da volta, embora esteja adorando tudo por aqui. [Saudades do futuro!]

9) Acompanhar o Galo à distância tem seus prós e contras. O melhor e tudo é que se o Galo perde, só há duas cruzeirenses pra encher o saco: a Ana e a Carol (logo as mais próximas). Mas, se o Galo ganha, comemoro sozinha! Mas melhor comemorar sozinha que ouvir chateação de duas. E outra coisa: descobri que simplesmente não consigo me desligar do time. Sempre quero saber tudo, da mesma forma que acontece no Brasil.

10) O twitter, o MSN, o facebook, flickr, Orkut, este blog e sobretudo o skype são ferramentas sem as quais não sei como as pessoas viajam. Consigo viver a minha vida daqui sem abandonar a daí. Mesmo porque a vida é uma só e eu a única dona. É muito útil ver o que acontece no Brasil, em geral, e com as pessoas que me interessam. Além disso, a troca é em tempo real. [Sempre sei o que as pessoas mais importantes estão fazendo e vice-versa]. Ah, e estou lidando até bem com o fuso-horário, se lidar bem for ter dois instalados ao mesmo tempo. Estou vivendo no tempo daqui mas com a cabeça sempre no tempo daí. E isso me parece fantástico.

Após esse post histórico (já já vou soprar velas comendo Kit Kat pra comemorar um mês), me rebaixo de novo à realidade e volto a estudar. Rapadura é doce...

Espero que tenham todos uma ótima noite, ótima semana, ótima vida, ótimo tudo. Obrigada por me lerem. E ao meu alter ego, que ontem deu as caras.

Besos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário