Contagem Regressiva...

sábado, 21 de maio de 2011

UM DIA TOTALMENTE CULTURAL

e extremamente delicioso! Dalí de pertinho é sensacional!

Depois de ir dormir quase 6h "ontem", hoje acordei às 14h, junto com as meninas. Descemos juntas pra almoçar e acabamos comendo no Burguer King, primeiro porque já estava tarde (e nós atrasadas pela nossa programação) e segundo porque ninguém tá com dinheiro sobrando, e lá é bem barato! Comemos do lado de fora e eu fui literalmente atormentada por pombas o tempo inteiro. Sofrível! Milhares delas rodeando a mesa, querendo comida. Subiram na mesa ao lado... se fosse na minha, tinha rolado um escândalo colossal! De lá, pegamos o metrô rumo à estação Atocha, que é onde fica o museu Reina Sofia, um dos mais famosos (acho que pede só pro Museo del Prado) e, dizem por aí, o mais interessante.
Chegamos e logo encontramos o museu. Mas, antes disso, descobrimos que a estação na qual pegamos o trem semana passada para ir a Toledo é linda por fora! Tiramos algumas fotos. Chegando no museu, tivemos a grata surpresa de saber que sábado à tarde a entrada é gratuita. Entramos e começamos nosso tour. É um pouco difícil se orientar no início pois não há folhetos impressos dando indicações, só nomes de exposições nas paredes. Como somos muito espertas, logo nos aprumamos e começamos a seguir uma ordem lógica. No primeiro andar, estavam as exposições de arte contemporânea, no melhor estilo Inhotim. Tem uma sala que tem milhares de lâmpadas pequenininhas penduradas, que mudam de cor suavemente, parece uma música sem som! Lindíssimo! Há também um jardim no meio do edifício que é uma delícia. Tem até escultura do Miró lá! No segundo andar, estão algumas exposições temáticas, algumas sobre política, revoluções históricas. Além disso, estão milhares de quadros do Dalí, muitos do Miró, vários do Picasso e... tcham tcham tcham tcham: Guernica!!! Muito infelizmente, em toda a sala que tem o Guernica e vários outros quadros sensacionais do Picasso é proibido fotografar. Mas, onde podia, eu tirei fotos. Algumas salas são por temas, outras por pintor, mas é tudo muito bem distribuído e o museu é muito amplo. Há salas também que abrigam fotografias, jornais, desenhos... O segundo andar é o máximo! Eu estou até agora inebriada com os quadros do Dalí. Sempre foi um dos meus pintores preferidos, mas ao vivo é insuperável! Ver "Muchacha en la ventana" de pertinho foi um privilégio! É, com certeza, um dos meus cinco quadros preferidos (perde, talvez, pra um auto-retrato da Frida, o "La persistencia de la memoria", do próprio Dalí, o "Starry night", do Van Gogh e mais algum outro que com certeza ainda vou me decidir.). Ah, e vi também um quadro do Diego Rivera, o marido filho da mãe da Frida Kahlo! O danado é um safado mas pinta bem! Já no terceiro andar, há uma exposição de cartazes, fotografias, recortes de jornais, desenhos e pinturas todos com a temática da revolução em si: muitas guerras e revoltas, acho que todas do século XX.
Descemos e acabamos parando na loja de souvenir, o que é sempre uma tentação. Dessa vez, fui médio controlada e acabei comprando, pra mim, um lápis (faço coleção de lápis temáticos), dois cartões postais e uma réplica do "Muchacha en la ventana", de 60cmX90cm, acho. Lindo! Vou emoldurar assim que voltar! Comprei também um presente sensacional, mas não vou, obviamente, dizer pra quem é e nem o que é.
Saindo do museu, fiz as meninas irem comigo até a loja da Lomography. No caminho, passamos pela Plaza de Netuno e descobrimos que o Museu Thyssen-Bornemisza, que queremos visitar, é lá também. Vimos a câmara dos deputados, que estava toda escoltada (acho que por amanhã ser o dia das eleições aqui!). Chegamos a loja e, adivinhem! Fechada. Minha câmera linda ficou pra segunda. Saindo de lá, resolvemos pegar o metrô na Puerta del Sol e então entramos pra história. Nos juntamos à gigantesca multidão que está, há quase uma semana, literalmente acampada protestando. São, em maioria, jovens. Um protesto organizadamente bagunçado e com milhares de cartazes e placas espalhados. Tambores, outros instrumentos musicais, apitos, roupas, caras pintadas e o escambáu. Foi um custo chegar até o metrô, mas foi muito legal ver de perto toda essa mobilização!
Voltamos pra casa e jantamos pizza (um dia inteiro de comidas nada saudáveis... ai ai). Estou há mais de duas horas ajeitando e legendando as fotos, mas agora, divinamente, terminei. O meu flickr está recheadíssimo!
Hoje ainda não sei se sairemos. As meninas estão muito animadas, eu menos. Mas, ainda assim, vou decidir.
Desejo a todos um final de semana cansativo, pois só assim é que aproveitamos!
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário