Contagem Regressiva...

sexta-feira, 8 de julho de 2011

IT'S LONDON, BABY

(E, por isso, estou sem acentos, til e derivados!)

Ontem sai de casa, em Madrid, as 4h. Peguei um taxi ate o aeroporto e fiquei mofando por horas. Quer dizer, nem tanto, ja que caminhei por meia hora pra chegar ao meu portao de embarque. Por um momento pensei que chegaria em Londres a pe! O voo foi como todos os outros, chato! Nunca consigo dormir direito e dessa vez, alem de tudo, teve uma turbulencia insuportavel. Cheguei viva, ou quase, estava um perfeito zumbi. Peguei o metro e apaguei. Acordei desesperada achando que tinha perdido a estacao, mas, por sorte, era a proxima. Tive ate pesadelos com uma arabe que estava sentada ao meu lado que nao calava a boca. Falava em frances e muito rapidamente, tava ficando louca na hora que dormi. Cheguei em minha estacao e depois de uma rodadinha basica, achei o albergue. Como ainda nao era 13h, nao pude fazer o check-in. Entao guardei minha mini-mala, paguei e fui pra rua. Meu roteiro de hoje foi lindamente cumprido em muito menos tempo que o esperado. Mas eu quase nao percebi isso. O fuso daqui e 1h a menos que Madrid, mas eu nao quis mudar o relogio porque sao pouquissimos dias, nao se justifica. Entao, saindo do albergue, eu achei que estava com o cronograma atrasado. Fui entao correndo ao McDonalds, que e aqui do lado. Comi correndo, rindo da minha cara pois tinha dito que nao comeria ali. Depois fui seguir o roteiro. So na metade da tarde me lembrei do fuso, o que foi bom, porque a pressa me permitiu fazer mais coisas. Em resumo, hoje fiz o seguinte:
Andei aqui pelo Piccadilly Circus, e desci a pe pro Palacio de Buckinham. No caminho, descobri a Igreja de Saint James, que e fofa por dentro. Estava tendo um recital de piano e foi lindo assistir. So estavamos eu e mais poucas pessoas. Tambem no caminho descobri o Green Park, que havia ignorado completamente no mapa. Cheguei no Palacio. Bonito e tudo mais, mas nada magnifico. Quero tentar ver a troca da guarda amanha ou domingo. Fui ate o Saint James Park, que esta em frente, e o maximo que fiz foi tirar fotos de um cisne e fotos da homenagem no chao pra Lady Di. Depois disso, dei varias voltas ate achar a Westminster Abbey, onde foi o casamento real. Eu fui entrando pra conhecer e ninguem me barrou. Chegando la dentro, estava baguncado de gente e escuro, entao tirei algumas poucas fotos e sai. (Por fora sim, acho maravilhosa!). Eis que quando ia embora, descubro que a entrada era guiada, por partes e custava 20 libras. No fim das contas foi bom ter dado uma de Joao-sem-braco porque entrei, vi, bati algumas fotos e economizei! De la, fui ao Big Ben, que eu achei que fosse maior, mas que e lindo! Por sorte, cheguei bem na hora em que ele badalou. Tirei muitas fotos, e no Rio Tamisa tambem. Depois de quase ser levada pelo vento insuportavel, cheguei ao London Eye. Depois de um breve momento de indecisao, decidi nao subir por tres motivos: medo de altura, preguica da fila gigante e pao duragem mesmo. Desculpem-me, mas acredito que com 40 libras faco coisas muito melhores. Fora o tempo gasto na fila imensa. Entao sentei um pouquinho debaixo de chuvisco mesmo, e fiquei olhando. Enorme mesmo, lindo!
Nesse momento, percebi o engano do fuso horario, entao me dei o direito de sentar no cafe "Illy", que estava bem no meu caminho. La dentro estava super quentinho, o capuccino estava uma delicia e ainda tinha wi-fi. Pedi mordomia, ne? Fique la por uma hora e fui quase expulsa pelas pessoas no facebook. Fui enfrentar o frio. Me "perdi" de novo, mas logo achei a estacao de metro. Fui linda e graciosa ate a London Bridge e a Tower Bridge. E ali foi meu lugar preferido ate entao. Apesar do frio lancinante, (os termometros marcam modestos 16 graus, mas com o vento que estava em acao, duvido que a sensacao termica seja mais que uns 12, 13 graus, isso sem falar nas chuviscadas), resolvi ficar ali sentada. Isso foi uma "seguida" de conselho. Alguem me disse: "Se gostar do lugar, permita-se ficar mais, nao tenha pressa. Melhor qualidade do que quantidade." Resolvi fazer o que me apetecia e foi a melhor escolha. Fiquei ali sentada no frio escrevendo por 45 minutos. De vez em quando dava chilique por causa das pombas aos milhares que me rodeavam, mas me controlei, em geral. O que me deu um certo descontrole de odio foi ver um menino com a camisa do Flamerda. Perdao, Flamengo. Quando nao aguentei mais de frio, peguei o metro de volta. Mas, para isso, passei pelo Potters Fields e andei um bocado ate a estacao.
Cheguei no albergue, ajeitei minhas coisas, minha cama, botei meu cadeado, abri a internet rapidamente pra olhar se tinha algo importante (e tinha...) e sai pra comer. Fui em uma lanchonete aqui perto que vende baguetes e donuts. Comprei so uma baguete e uma Coca-Cola. Atras de mim tinham pessoas falando espanhol. Incrivel o sentimento de pertencimento que ja tenho em relacao a Madrid. Fico empolgada da mesma forma ao ouvir espanhois ou brasileiros falando!
O que mais me chamou atencao aqui no dia de hoje? Gente do mundo inteiro convivendo, literalmente. E, claro, muitos brasileiros. Alem disso, passou por mim uma comitiva da Ferrari e so depois me dei conta de que se deve ao GP que tera esse final de semana. Passaram por mim tambem, varias meninas em grupos, todas vestidas como Harry Potter. Muito amor por isso! O que me surpreendeu? O meu ingles. Mil anos sem treinar, mega enferrujada, mas saiu muito melhor do que eu esperava. De vez em quando, obviamente, troco algumas palavras com o espanhol, que ta fortissimo na minha cabeca, mas tudo sob controle. O que eu mais adorei de cara? Ver os elementos tipicos da cidade: as cabines telefonicas, as caixas de correio tambem vermelhas. Os onibus de dois andares, os taxis que mais parecem carros funerarios. E por falar em carros, ja estou tonta com a tal da mao inglesa, ainda que como pedestre. Nunca sei pra que lado olhar pra atravessar. Algumas ruas ate te indicam, mas e complicado mesmo assim!
Mas, o melhor de tudo, foi que ja descobri que sou uma otima companheira de viagem pra mim mesma. Consigo seguir meus propositos, meu roteiro, sou acessivel pra tudo, quase nada me incomoda. Alem do mais, posso fazer exclusivamente o que quero, do jeito que eu gosto. Passei o dia todo ouvindo minhas musicas, indo nos lugares que eu quis, no meu ritmo. Pensei em mim. Isso, obviamente, inclui (e muito) as pessoas que eu amo. Tem gente que nao sai da cabeca nem por decreto, mas, ainda assim, no meio desse altruismo, me permito ser egoista!
Amanha tem muito mais! Estou exausta, entao, see you guys!

Nenhum comentário:

Postar um comentário