Contagem Regressiva...

quinta-feira, 21 de julho de 2011

BARCELONA - DIA II

Acordamos cedíssimo hoje, pois a programação seria intensa. A noite de sono de ontem pra hoje foi curtíssima, mas muito boa. Acordei feliz que só. Após atrasos generalizados e um café da manhã sensacional, saímos do hotel. Antes, gostaria apenas de dizer que a máquina de café daqui é a coisa mais moderna que já conheci. Você coloca uma cápsula em um nicho e aperta o tamanho da xícara, após encaixá-la abaixo da máquina. Aí o café sai lindo e gostoso! É o máximo! (E além disso tinha um suco de laranja delicioso, e croissants sensacionais) Enfim... nosso destino era a Gran Via daqui. (Acho que toda cidade espanhola tem uma Gran Via e uma Plaza Mayor. Equivale à "Rua Direita" no Brasil.) Lá chegamos até a agência de turismo onde tínhamos contratado um tour pela cidade. Nos acomodamos no ônibus e começou. A guia era no estilo da que nos levou a Segóvia. Falava muito, o tempo todo, em inglês e em espanhol, mas foi muito bom. Nossa primeira parada foi o bairro Gótico, parte mais antiga da cidade. Visitamos a única Catedral de Barcelona (a Sagrada Família NÃO é e nem será catedral). Super antiga e bem conservada. O bairro em si é lindíssimo. Vários prédios, construções, um antigo palácio real, secular. Há também muitas lojinhas e, como em toda cidade grande, a parte triste: muitas senhoras pedindo esmolas. De lá, fomos aonde se vê a cidade panoramicamente. No caminho, vimos o porto e o começo das "Ramblas", que é a avenida com o canteiro central enorme, onde as pessoas passeiam e onde funcionam as "terrazas" dos bares e restaurantes. Chegando lá em cima, a vista era demais. Dava pra ver a cidade toda de um lado e o mar e a praia de outro. Apesar do calor, o clima estava muito agradável. E foi o máximo ver o mar depois de seis meses sem. Saindo de lá, o ônibus ainda deu muitas voltas, conhecemos a Praça de Espanha daqui, mais voltas e chegamos a um lugar muito interessante. É um "pueblo", ou seja, uma vila, típica espanhola. O detalhe é que é toda de mentira, toda construída em 1929 para ser a representação de uma vila original. Mas é tão perfeita que realmente engana quem não sabe. Ali também havia lojinhas e restaurantes. Em um deles, tivemos degustação de cava, o "champagne" daqui. Delícia! De lá, voltamos e o tour acabou.
Para o almoço, escolhemos comer perto aqui do hotel. Fomos a um restaurante que servia menu do dia. E estava incrível! Muito bom mesmo! Além do fato de o restaurante ser lindíssimo! Prevejo gente querendo voltar amanhã. Durante o almoço, conversamos sobre as coisas que aconteceram enquanto eu estou fora de BH. É impressionante como em três meses tanta coisa acontece. Estou doida pra voltar a viver essa rotina. (Embora a saudade de Madrid já esteja presente.)
Depois do almoço, pegamos o metrô (que é mega fácil), e fomos até a Sagrada Família, a famosa igreja começada pelo Gaudí há quase 130 anos e que até hoje está em construção. As previsões são de mais, no mínimo, 10 anos de obras. Realmente imagino como deve ser difícil construir algo tentando seguir a linha de um arquiteto extremamente único no mundo. Enfim entramos e desistimos de subir de elevador até a cúpula lá em cima, porque a previsão de tempo pra fila andar era uma hora. Mas não acho que tenhamos perdido muito. Tiramos muitas fotos embaixo, dentro, do outro lado... é tudo lindo demais. Há também umas salas anexas com temas, por exemplo, como Gaudí construía, projetava, etc. Além, é claro, de ter uma loja de souvenir, onde, se tivesse muito dinheiro, teria feito uma grande festa. Só coisas lindas. De lá, visitamos a praça que fica em frente, sentamos um pouco e voltamos pro hotel.
Tiramos umas horinhas pra descansar no fim da tarde, já que estava todo mundo morto. Eu, que tanto precisava dormir, estou, até agora, subindo e legendando fotos de Madrid no flickr. Assim que acabar, posto um link aqui. Todos saíram agora pra jantar, e já são mais de meia noite e nada de eles voltarem. Eu resolvi ficar porque estou muito cansada e ainda tenho que terminar essas fotos hoje. Ou pelo menos algumas delas.
Amanhã o dia será longo novamente. E já é sexta-feira. Tá chegando o dia! Tá chegando! Vem pra mim, Brasil!
Boa noite ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário